Sedentarismo x Jogos de vídeogame

   Voltar    06/07/2023


Por outro lado, devido ao tempo prolongado que passam em frente às telas, esse "hobby" é frequentemente associado ao sedentarismo, já que a maioria dos gamers permanece sentado por longos períodos, movimentando apenas os olhos e dedos.

Mas é importante destacar que o sedentarismo tem sido uma preocupação crescente em relação à saúde, atingindo também, crianças e jovens. Estudos mostram que o estilo de vida sedentário está relacionado a diversos problemas de saúde, como obesidade infantil, diabetes tipo 2, e até mesmo de doenças cardiovasculares e de saúde mental.

O CREF15 ressalta a necessidade de se manter um equilíbrio entre o tempo dedicado aos videogames, com a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis, pois a falta de supervisão ou o uso excessivo do game pode acarretar danos à saúde.

E, mesmo com a nova geração de consoles - os Exergaming ou Exer-Gaming (EXG) - que exige movimentos em alguns jogos, não podemos substituir às atividades físicas pelos games.

O estímulo à prática esportiva, o tempo ao ar livre e a interação social são essenciais para uma vida equilibrada e saudável.

#cref15 #jogosdevideogame #sedentarismo #games #férias



   
  • CREF15/PI

    O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s – localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946.

  • Endereço (Sede)

    •     Rua 1º de maio, 2024 - Marquês
      Cep: 64002-510 Teresina - PI
    •     (86) 3085-2182
    •     cref15@cref15.org.br
    •     De 2ª à 5ª das 08:00 às 17:00hs e as 6ª das 08:00 às 12:00hs