Pesquisador sugere criação de certificado de segurança para a reabertura de centros de atividades físicas no Piauí

   Voltar    22/07/2020

O artigo produzido pelo piauiense Antônio Carlos Leal, Doutorando em Biociência pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e submetida na Revista da Sociedade Médica Brasileira, propôs uma alternativa para o cenário ideal de retorno do funcionamento de centros de atividades físicas no Piauí. Na pesquisa intitulada “Centros de Atividades Físicas e Promoção de Saúde durante a Pandemia da Covid-19”, o acadêmico sugere a criação de um certificado de segurança emitido por órgãos de saúde para a assegurar a adequação destes ambientes indoor e outdoor aos protocolos de controle do coronavírus.

A intenção, segundo a pesquisa, é que a população tenha, por meio destes certificados, a segurança na utilização de academias e áreas públicas reconhecidas pelas autoridades. Desta forma, o certificado receberia a divisão em quatro categorias: operadores, praticantes, funcionários e fornecedores, todos eles respeitando as principais medidas de higiene e distanciamento propostas atualmente.

As academias do Piauí estão fechadas desde março, quando foram instituídos os decretos que estabelecem restrições à circulação de pessoas. O protocolo de reabertura prevê a volta do funcionamento destes ambientes apenas a partir do dia 8 de setembro. A prática de atividades físicas em ambientes públicos retorna dia 27 de julho, em Teresina.

A pesquisa publicada na Revista da Associação Médica Brasileira foi produzida ainda por Francisco Pitanga, da Universidade Federal da Bahia, Marco Antônio Santos, da Universidade Tiradentes, Rodolfo Alkimin Nunes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Daniel Alfonso Botero-Rosas, da Universidade de La Sabana, da Colômbia, e Estélio Henrique Dantas, da UFRJ.

O estudo ressaltou, no entanto, que pessoas do grupo de risco devem seguir as determinações dos órgãos de saúde e realizar atividades físicas em casa, sob orientação de um profissional de Educação Física, durante o período de validade do isolamento social proposto pelas autoridades.

Confira a pesquisa completa aqui: https://bit.ly/3eRCMqb

   
  • CREF15/PI

    O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s – localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946.

  • Endereço (Sede)

    •     Rua 1º de maio, 2024 - Marquês
      Cep: 64002-510 Teresina - PI
    •     (86) 3085-2182
    •     cref15@cref15.org.br
    •     De 2ª à 5ª das 08:00 às 17:00hs e as 6ª das 08:00 às 12:00hs