Fiscalização do CREF15 e PROCON fecha academia em Teresina

   Voltar    05/09/2019

O Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF15) segue com seu cronograma de fiscalizações, em parceria com o PROCON, e na manhã desta quinta-feira (5), um estabelecimento na zona Leste de Teresina foi fechado após constatação de irregularidades no funcionamento.

O chefe de fiscalização do CREF15, Charlie Maia, conta que uma academia, mesmo regularizada, foi fechada pela ausência de profissional de educação física acompanhando e orientando os alunos.

“Hoje, o exercício físico é considerado uma atividade de risco e as pessoas que frequentam academias e clubes não podem mais ficar se exercitando sem o acompanhamento de um profissional de educação física. Foi o que aconteceu hoje. Uma dessas academias foi fechada e ela só será reaberta se o profissional de educação física se fizer presente", explica.


Ainda de acordo com chefe de fiscalização, em levantamento feito pelo núcleo responsável no CREF-PI, só no primeiro semestre de 2019, 43 municípios em todo o Piauí foram visitados e um total de 231 estabelecimentos fiscalizados e, destes, 24 fechados no momento da fiscalização. Ao todo, 61 profissionais flagrados exercendo ilegalmente a profissão.

"Nós temos um convênio com o PROCON, em que realizamos a fiscalização em conjunto. Aqui na capital ela acontece de forma rotineira. Vamos ao estabelecimento e verificamos se ele está regular junto ao Conselho. Primeiro a gente notifica e dá um prazo de 30 dias. Após esse prazo, retornamos lá e autuamos, onde é gerada uma multa, que é aplicada pro PROCON. Varia de acordo com porte da academia. Varia de R$ 8mil a R$ 16mil. Caso não seja regularizada, fazemos a interdição do local", completa Charlie Maia.

BALANÇO DE 2018

No ano passado, 407 estabelecimentos foram fiscalizados pelo Conselho em 53 municípios do Piauí e 53 academias foram fechadas durante o procedimento de averiguação. Além disso, 58 pessoas foram flagradas exercendo ilegalmente a profissão. Dezessete prefeituras foram notificadas.

   Ascom CREF15
  • CREF15/PI

    O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s – localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946.

  • Endereço (Sede)

    •     Rua 1º de maio, 2024 - Marquês
      Cep: 64002-510 Teresina - PI
    •     (86) 3085-2182
    •     cref15@cref15.org.br
    •     De 2ª à 5ª das 08:00 às 17:00hs e as 6ª das 08:00 às 12:00hs