CREF15 solicita reabertura de áreas públicas para atividades físicas e elabora protocolo para academias privadas

   Voltar    03/05/2020

O Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF15) solicitou à Prefeitura Municipal de Teresina a reabertura de espaços públicos, como parques, avenidas e academias populares, para a prática segura de atividade física da população. Além disso, o Conselho nomeou uma comissão interna para elaborar um protocolo de funcionamento de academias particulares (indoor) no estado.

O CREF15 defende a importância da reabertura de espaços públicos a céu aberto para a prática de atividades físicas conduzidas por profissionais de educação física. A intenção do Conselho é reforçar os mecanismos de promoção coletiva de saúde durante este período de cuidados com o novo coronavírus. A equipe do prefeito de Teresina, Firmino Filho, solicitou a elaboração de um protocolo de reabertura gradual seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Estamos defendendo a atuação da educação física em prol da saúde e dos benefícios que garantimos para a população, não apenas em academias, mas em todo e qualquer local em que atividades físicas possam ser realizadas sempre sob orientação de um profissional de educação física. A ideia é que aquele profissional que esteja ministrando aulas online, por exemplo, possa ter outros ambientes seguros para acompanhar seus clientes. Algumas avenidas podem ser isoladas para o fluxo de carros e serem usadas de forma segura como espaços abertos para a população", comenta o presidente do CREF15, Danys Queiroz.

Ainda de acordo com o presidente do CREF15, o protocolo está sendo finalizado e deve ser entregue à PMT nos próximos dias.

"O Conselho formou uma comissão interna para a elaboração do documento de reabertura, e devemos entregá-lo à Prefeitura de Teresina ainda esta semana. Por enquanto, não temos data prevista para a reabertura de academias particulares e também desses espaços públicos, mas estamos dialogando com as autoridades. Enquanto isso, continuamos seguindo os decretos e orientações de isolamento social", finaliza.

O CREF15 elaborou um Plano de Ação que deverá ser seguido por clientes e profissionais de educação física em ambientes fechados assim que as autoridades sinalizarem a reabertura. O decreto do Governo do Estado prolongou até o dia 21 de maio o isolamento social da população e restrições ao funcionamento do comércio.

   
  • CREF15/PI

    O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s – localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946.

  • Endereço (Sede)

    •     Rua 1º de maio, 2024 - Marquês
      Cep: 64002-510 Teresina - PI
    •     (86) 3085-2182
    •     cref15@cref15.org.br
    •     De 2ª à 5ª das 08:00 às 17:00hs e as 6ª das 08:00 às 12:00hs